Exercício proposto pelo grupo de Redes Sociais - Tiago Freitas
Talvez o papel da internet dentro da construção atual e futura do jornalismo tenha sido a discussão mais recorrente durante este nosso abençoado quarto período. Hoje, possivelmente, a internet seja a ferramenta mais importante e com maior alcance no consumo de notícias por parte da sociedade.
Ter espaço para falar o que quiser, quando quiser é algo excelente. Fugir do monopólio das grandes corporações de mídia também é extremamente louvável. Com o uso da internet, os conceitos de liberdade - tanto de imprensa, quanto pessoal - estão mais exacerbados, mais presentes.
No entanto, nem tudo são flores. A internet, por meio das redes sociais, pode ser utilizada para o caminho contrário do que seria, em teoria, ideal. Muitos indivíduos utilizam Orkut, Facebook e Twitter para forjar certas verdades. Engraçado é ver como as pessoas, de bom coração, acreditam nas mentiras inventadas por estes seres. Inclusive, repassam aquelas informações para outros amigos de bom coração, que também acreditam cegamente naquela inverdade. Ou seja, a internet também dá espaço a uma forma de manipulação forte, além de abrir caminho para que pessoas não capacitadas utilizem a revolução digital como meio de persuação.
Apesar de ser uma ferramenta fundamental na descontrução da arcaica formação jornalística e no maior consumo de notícia, a internet ainda precisa de melhoras significantes para, definitivamente, alcançar o status de 'salvadora do jornalismo'.
Nenhum comentário:
Postar um comentário