sábado, 8 de outubro de 2011

Sugestão de Pauta

Pauta: Exposição SUSTENT + AÇões
Dupla: Gilberto Tenório, Tiago Freitas
Editoria: Cultura
Descrição: Exposição de fotografia SUSTENT + AÇões, na Torre Malakoff, de 05 a 30 de outubro.
Objetivos: Utilizar a exposição de fotos, em si, como artíficio na abordagem de outros aspectos culturais, tais como sustentabilidade e relação com a natureza.

Texto:

Dois olhares sobre a urbanidade
Exposição SUSTENT + AçõES discute relações entre o homem e o conceito de sustentabilidade
Por Gilberto Tenório
A palavra sustentabilidade é sem dúvida um dos termos mais usados na atualidade. Aplicado muitas vezes de forma indiscriminada, e exaustiva, o conceito parece ter se transformado numa espécie de vocábulo coringa para designar tudo aquilo relacionado ao meio ambiente e a forma como o homem moderno se relaciona com este. Contudo, as questões que envolvem o "sustentável" vão muito além do simplismo atual. E é justamente nessa visão ampla e plural que se apóia SUSTENT + AçõES - exposição dos artistas plásticos Maria do Carmo Nino e Luiz Priori, que está em cartaz na Torre Malakoff até 30 de outubro. Através de fotografias, a mostra discute a relação entre o homem e o meio ambiente, tendo como viés o eixo da sustentabilidade em seus mais diversos aspectos.
A exposição pretende mostrar duas visões sobre o homem e sua presença nos espaços urbanos, focando não apenas na questão ambiental, mas discutindo perspectivas econômicas, sociais, culturais e geográficas, entre outras. Luiz Priori acredita que a inserção do tema sustentabilidade na pauta de discussões ao redor do globo se deve a consolidação da democracia como sistema político na maior parte dos países. "Percebo que a discussão sobre sustentabilidade nunca esteve tão em voga quanto agora. Nunca houve na história mundial tantas democracias e a sustentabilidade só funciona com liberdade", acredita. 
Em suas fotografias, o artista plástico discute questões como a pobreza e sua influência nas sociedades "sustentáveis". "Procuro discutir a pobreza do homem em contrapartida com a questão da riqueza, que em minha opinião gera mais liberdade e sustentabilidade em outros lugares, como é o caso dos países desenvolvidos", pontua. Segundo Priori, o seu trabalho é essencialmente documental, já que as fotos são frutos de viagens que o artista fez para vários lugares ao longo dos anos. Dentro dessa perspectiva, ele teoriza sobre o real sentido da liberdade. “As únicas pessoas realmente livres no espaço urbano são as marginais. Já nós vivemos presos: em casa, nos carros, nos escritórios". 
Do outro lado da exposição está a natureza simbólica de Maria do Carmo Nino que, segundo a artista, é trabalhada do ponto de vista da renovação, do ciclo. "A natureza está presente há mais de 15 anos no meu trabalho", explica. Pesquisadora na área de Intersemiose, Nino traz em suas imagens a senhorilidade do gesto. "Evoco nas minhas fotos a percepção pelos sentidos, através do toque", filosofa. 
Os artistas ressaltam que não se trata de uma exposição coletiva, mas de duas individuais que se complementam. SUSTENT + AçõES permanece em cartaz de terça a sexta, das 9h às 17h e aos domingos, das 15h às 19h, até 30 de outubro. A entrada é gratuita.

Áudio: http://www.baixa.la/arquivo/5601373

Fotos:

Texto II:

Uma exposição fotográfica que vai muito além de uma mera demonstração de fotos. A SUSTENT + Ações, criada pelos artistas Maria do Carmo Nino e Luiz Priori, busca o entendimento da fotografia como forma de expressão e das múltiplas abordagens sobre os diversos elementos da natureza e do meio-ambiente, centralizando a discussão encima do conceito de sustentabilidade.


As obras que estão sendo expostas a partir desta quarta-feira (05 de outubro), na Torre Malakoff apresentam um conceito que pode ser observado através de diversas variáveis, tais como econômica, social, ambiental, geográfica, cultural e política. As imagens revelam as limitações do homem em relação ao espaço em que vive, de acordo com Luiz Priori. “As únicas pessoas realmente livres no espaço urbano são as marginais. Já nós vivemos presos: em casa, nos carros, etc.”, teoriza.


Luiz Priori preza por um trabalho de diferentes abordagens fotográficas de acordo com as diretrizes culturais que aquelas imagens estão representando, tendo como ajuda base a experiência de suas diversas viagens. O artista busca, a partir de experiências pessoais, apresentar a compressão urbana daquilo que lhe parece conceituar étnico, violento, prazeroso, irônico.

Já Maria do Carmo Nino enfatiza o aspecto cultural através da estética aplicada a elementos estilizados da natureza, visualizando um universo mais íntimo e singular, evocando a percepção dos sentidos por meio da ação do toque e do contato. Sua obra reflete sobre a fotografia como um modo de apreensão da realidade, que pode ser transformada pela imaginação por via do uso de recursos digitais.

Para a artista plástica, a escolha da Torre Malakoff para abrigar a exposição é emblemática. "Este espaço é muito paradigmático da cidade. É uma Torre, um signo que dá um sentido de orientação. Além de ser um espaço que abriga bem duas exposições simultâneas", comenta ressaltando que SUSTENT + AçõES não se trata de uma coletiva, mas de duas exposições individuais que se complementam”

Os artistas promoverão na próxima terça-feira (11 de outubro), às 19h, debate sobre o conceito e o processo de produção da exposição. SUSTENT + AçõES fica em cartaz na Torre Malakoff até 30 de outubro.

Áudio II: http://www.baixa.la/arquivo/197269

Fotos II:

Nenhum comentário:

Postar um comentário