quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Meta do Ministério da Saúde é vacinar 14,6 milhões de crianças contra pólio

Dividida em duas etapas, a Campanha Nacional de Vacinação contra poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, pretende imunizar crianças menores de cinco anos em todo o país. A meta do Ministério da Saúde é proteger 95% do público-alvo, que em valores absolutos correspondem a 14,6 milhões de meninos e meninas. Para atingir esse objetivo foram distribuídas 48 milhões de doses da vacina em postos de saúde de todo o Brasil.

Zé Gotinha, símbolo da campanha

Na primeira fase da campanha, realizada no dia 12 de junho, foram distribuídas 24 milhões de doses.No entanto, apenas 14 milhões de crianças tomaram as duas gotinhas. No último sábado (13), foi realizada a segunda etapa da campanha e mais 24 milhões de vacinas foram distribuídas. Na ocasião, também chamada de Dia D, 7,2 milhões ficaram protegidas da poliomielite.

O número divulgado de crianças imunizadas é parcial e sofrerá alterações, à medida que os estados e municípios atualizem o banco de dados do Ministério da Saúde.A previsão é que o resultado final da campanha seja divulgado até o fim de agosto.

Os pais ou responsáveis que ainda não levaram as crianças para tomar a vacina devem procurar os cerca de 115 mil postos de vacinação, montados nas unidades de saúde, pois a vacina continua disponível na rede pública.

2 comentários:

  1. Caros repórteres TIAGO FREITAS e MARCELA BALBINO
    do blog experimentofactual.blogspot.com,

    No sábado passado conferimos a "pré-estreia" de um filme chamado Intrigas de Estado (State of Play). O exercício de hoje, dia 24.08, será escrever uma crítica sobre este filme como se ele fosse estrear hoje. Os parâmetros para o exercício são esses:

    a) A crítica deve conter 600 palavras (no mínimo).

    b) Duas fotos do filme atrativas ao leitor, assim como um título que chame a atenção.

    c) No meio ou fim do texto, deve haver um link para o trailer do filme (inserido para ser rodado no blog ou com endereço e player externo, tanto faz).

    d) Além de falar, é claro, de aspectos técnicos do filme (fotografia, edição, direção, etc.) e também da interpretação dos atores e do roteiro, a crítica deve discutir o IMPACTO DAS NOVAS TECNOLOGIAS NA PRÁTICA DO JORNALISMO (por isso pedi para que vocês prestassem atenção naqueles pontos específicos: apuração, difusão e relacionamento com as fontes; e posicionamento da chefia do jornal).

    É isso, então.
    Abs e boa sorte,
    DBrito

    PS: O exercício pode ser finalizado até o sábado, dia 27/08/11, mas sugiro começar agora.

    ResponderExcluir
  2. Caros repórteres TIAGO FREITAS e MARCELA BALBINO
    do blog experimentofactual.blogspot.com,

    Na aula anterior pedi que vocês navegassem pelo projeto Reportaje 360º, do jornal colombiano El País. O tipo de reportagem ali apresentado prevê uma outra estrutura de contato com a notícia. Para o e-mail da dupla (se não, para o e-mail da turma...) foi enviada uma entrevista (arquivo em .pdf) com Felipe Lloreda, diretor de Novos Meios do El País, publicada na Revista Imprensa.

    Gostaria que vocês lessem o texto e apresentassem como postagem no blog uma SUGESTÃO DE PAUTA com tema livre a ser executada por vocês nas próximas semanas (a entrega definitiva é no dia 8 de OUTUBRO, teremos algumas orientações até lá) e que, assim como o projeto Reportaje 360º contemple, além de texto, vídeo, áudio e foto. O material, ao fim, deverá conter dois textos (mínimo 400 palavras cada), dois áudios (mínimo 1 minuto cada), dois vídeos (mínimo 30 segundos cada) e dez fotos (cinco para cada reporter). Eis o modelo:

    Pauta:
    Dupla:
    Editoria:
    Descrição:
    Objetivos:

    Estrutura (exemplo):
    Vídeo 1 - Sobre... Repórter:
    Áudio 1 - Sobre... Repórter:
    Texto 1 - Sobre...
    Vídeo 2 - Sobre...
    Áudio 2 - Sobre...
    Texto 2 - Sobre...
    Fotos - Sobre

    Hoje gostaria apenas que vocês elaborassem a pauta. E também começassem a seguir os perfis de Twitter e Facebook dos blogs de seus colegas de classe. As próximas atividades (relacionadas ao júri simulado) vão depender também dessas redes sociais.

    Abs e boa sorte,
    DBrito

    ResponderExcluir