quarta-feira, 21 de setembro de 2011
Ócios do Ofício
Expedientes em finais de semana, péssima remuneração, mercado de trabalho sem as devidas opções e ainda por cima, em certas ocasiões, com a vida em jogo. Russel Crowe, que outrora foi Gladiador, deve estar com uma saudade imensa de ter que matar tigres após vivenciar o repórter Cal McAfrrey, no filme Intrigas do Estado.
A obra do diretor Kevin MacDonald (Desafio Vertical, O Último Rei da Escócia) trata de uma história em que o protragonista, o jornalista Cal, passa por situações extremas em busca de desvendar as vertentes de uma conspiração política e econômica a cerca do asssassinato de uma garota. O desenrolar dos fatos leva Cal ao limite ético do jornalismo - valor pouco disseminado por essas épocas -, pois um dos pilares dos acontecimentos catastróficos é o homem do congresso McAfrrey (Ben Aflleck), seu melhor amigo.
Então, basicamente, para nós que lidamos com as diretrizes da comunicação no dia-a-dia, o filme faz uma crítica muito bem feita com relação ao papel do jornalista dentro da sociedade e de como esse papel está sendo exercido. A construção do personagem principal tem por objetivo evidenciar o que pode ser chamado de idealismo moral dentro do jornalismo. Hoje, o importante é ser influente e conquistar território. Não importam os meios. Cal é justamente o contraposto disso. Como um modelo de inspiração de uma realidade que se encontra bastante distante atualmente.
Do ponto de vista estético, o filme cumpre de maneira satisfatória o que dele é exigido. Existe uma dinâmica interessante, que também faz referência ao 'Dead Line', o que torna a obra intensa. Por conta do prazo e das cobranças por venda e influência, diretrizes comuns em uma sociedade capitalista, as cenas são vibrantes.
Por ser bem escrito, ter ótimo elenco, roteiro dinâmico e cativante, Intrigas do Estado adere ao status de bom filme, consistente e intrigante. Com uma crítica social muito bem construída e uma bela demonstração dos valores éticos que há muito se encontram perdidos.
Trailer do filme - http://www.youtube.com/watch?v=Gaz8uvzOIds
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário