quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Meta do Ministério da Saúde é vacinar 14,6 milhões de crianças contra pólio

Dividida em duas etapas, a Campanha Nacional de Vacinação contra poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, pretende imunizar crianças menores de cinco anos em todo o país. A meta do Ministério da Saúde é proteger 95% do público-alvo, que em valores absolutos correspondem a 14,6 milhões de meninos e meninas. Para atingir esse objetivo foram distribuídas 48 milhões de doses da vacina em postos de saúde de todo o Brasil.

Zé Gotinha, símbolo da campanha

Na primeira fase da campanha, realizada no dia 12 de junho, foram distribuídas 24 milhões de doses.No entanto, apenas 14 milhões de crianças tomaram as duas gotinhas. No último sábado (13), foi realizada a segunda etapa da campanha e mais 24 milhões de vacinas foram distribuídas. Na ocasião, também chamada de Dia D, 7,2 milhões ficaram protegidas da poliomielite.

O número divulgado de crianças imunizadas é parcial e sofrerá alterações, à medida que os estados e municípios atualizem o banco de dados do Ministério da Saúde.A previsão é que o resultado final da campanha seja divulgado até o fim de agosto.

Os pais ou responsáveis que ainda não levaram as crianças para tomar a vacina devem procurar os cerca de 115 mil postos de vacinação, montados nas unidades de saúde, pois a vacina continua disponível na rede pública.